sábado, 30 de dezembro de 2023

Leitura Ecumênica de "Maria visita Isabel"

Neste texto, Lucas trata das mulheres da história do cristianismo mais uma vez.

Maria visita Isabel / Cântico de Maria (Lucas 1: 39-56) 

"Naqueles dias, Maria se levantou, foi apressada às montanhas, a uma cidade de Judá, E entrou em casa de Zacarias, saudando a Isabel. 

Aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre. 

E de onde me provém isto a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor? 

Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre.Bem-aventurada a que creu, pois hão de cumprir-se as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas. 

Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; Porque atentou na sua pobre serva (ou “pequenez de sua serva”); Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque me fez grandes coisas o Poderoso e santo é seu nome. 

E a sua misericórdia é de geração em geração sobre os que o temem. Com o seu braço agiu valorosamente; Dissipou os soberbos em seus corações. Depôs dos tronos os poderosos e elevou os humildes. Encheu (ou saciou) de bens os famintos, E despediu de mãos vazias os ricos. Auxiliou a Israel seu servo, recordando-se da sua misericórdia; Como falou a nossos pais, Para com Abraão e a sua posteridade, para sempre. 

E Maria ficou com ela quase três meses, e depois voltou para sua casa."

 Visitazione - Pintura pré renascentista de Giotto e bottega

Ao entrar na casa de Zacarias, Maria saudou sua esposa, Isabel, e não o homem. Interessante notar que, entre os cristãos, entende-se que Maria fez isto porque Zacarias não acreditou em Deus, mas na verdade, também é possível notar que para Deus, não há diferença entre homens e mulheres, como se pensava na antiga sociedade machista da época de Maria. Esta equidade entre os sexos ("gêneros") também aparece na obra de Platão. Em sua obra "Politeia" (conhecida como A República), o filósofo defende que a mulher tem tantas capacidades quanto o homem para realizar qualquer tarefa, e que não era certo escolher apenas homens para determinadas (várias) funções na sociedade. No diálogo "O Banquete", o autor mostra que Sócrates recebeu seus ensinamentos sobre o amor de uma mestra (apresentada com o nome de Diótima na obra).

Maria que carregava Jesus ainda em seu ventre, causa reações espantosas no bebê de Isabel. Esta cena milagrosa da tradição cristã parece mostrar o poder e a relação do espírito de Cristo com aqueles à sua volta. Certamente a oração Ave Maria deve ter uma origem ou relação com a exaltação feita por Isabel ao perceber que seu bêbe estava feliz com a aproximação de Maria e Jesus. Aqui, discutir a veracidade ou falsidade de cenas "milagrosas" seria mais uma futilidade, pois trata-se de um texto religioso e é mais producente debater a finalidade e serventia da passagem escrita por Lucas. 

Em sua oração, Maria cita como Deus é justo e misericordioso, pois justiça não é meramente punir: é trazer equidade, retirando os ambiciosos de suas posições e situações de vício (por poder econômico, político, militar etc), é dar oportunidade aos humildes e condições dignas aos necessitados.

Por fim, a oração de Maria ressalta a importância da humildade, não só em sua postura, mas também ao mostrar para que Deus se manifesta na Terra: Deus, em sua humilde bondade infinita, ama a todos e sua lei beneficia os mais humildes, pois naturalmente (e espiritualmente) este é o estado mais puro da existência. A humildade não se trata de perfeição, mas de uma postura para iniciar o bem (e as respectivas manifestações do bem, como paciência, perdão etc).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitura ecumênica de "tesouro no céu, olho são" e "vãs preocupações"

Embora os textos dos 4 apóstolos aceitos nas religiões cristãs sejam suficientemente claros no que se refere à prática dos ensinamentos de J...