sábado, 16 de dezembro de 2023

Leitura Ecumênica... da "genealogia" de Jesus

 Aqui trato dos textos que citam uma linhagem para Jesus de Nazaré. 

Diferentemente da Bíblia que separa os evangelhos por autores, nestas leituras ecumênicas tentarei juntá-los em uma suposta ordem cronológica, para depois comentar sob o olhar de diferentes pontos de vista: 

Prólogo/ Genealogia (Mateus 1: 1-18, Lucas 3: 23-38) 

Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão gerou a Isaque; e Isaque gerou a Jacó; e Jacó gerou a Judá e a seus irmãos; Judá gerou, de Tamar, a Perez e a Zerá; e Perez gerou a Esrom; e Esrom gerou a Arão; Arão gerou a Aminadabe; e Aminadabe gerou a Naassom; e Naassom gerou a Salmom; Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé; Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias. Salomão gerou a Roboão; e Roboão gerou a Abias; e Abias gerou a Asa; Asa gerou a Josafá; e Josafá gerou a Jorão; e Jorão gerou a Uzias; Uzias gerou a Jotão; e Jotão gerou a Acaz; e Acaz gerou a Ezequias; Ezequias gerou a Manassés; e Manassés gerou a Amom; e Amom gerou a Josias; Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos na deportação para babilônia. E, depois da deportação para a babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; e Salatiel gerou a Zorobabel; Zorobabel gerou a Abiúde; e Abiúde gerou a Eliaquim; e Eliaquim gerou a Azor; Azor gerou a Sadoque; e Sadoque gerou a Aquim; e Aquim gerou a Eliúde; Eliúde gerou a Eleazar; e Eleazar gerou a Matã; e Matã gerou a Jacó; E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo. De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e desde Davi até a deportação para a babilônia, catorze gerações; e desde a deportação para a babilônia até Cristo, catorze gerações. 

 Este é o texto de Mateus que tem algumas diferenças em relação ao de Lucas (não mencionado aqui por razões que explicarei adiante), mas ambos tentam traçar a linhagem de Jesus de Nazaré - talvez porque isto fosse uma preocupação da época. 

A relevância destas tentativas é mínima diante dos ensinamentos de Cristo que priorizam o amor: O amor se manifesta através de virtudes/ posturas como humildade, receptividade, zelo, paciência, devoção, força de vontade e piedade… Pouco tem a ver com buscar uma linhagem de sangue para Jesus Cristo. 

Buscar tal linhagem pode fomentar uma mentalidade nacionalista e/ ou materialista, que prioriza a matéria, a tradição de uma determinada cultura e os laços “sanguíneos” ao invés de priorizar os bons sentimentos, pensamentos e atitudes. Possivelmente o lado bom em se traçar a genealogia de Jesus de Nazaré, seja mostrar que Deus sempre deu preferência a um povo humilde ao longo da história da Terra, e não à classe dominante de gente gananciosa e belicosa de impérios, como o Egito, a Assíria, a Acádia, a Babilônia e a confederação Fenícia que existiam ao redor dos povos hebreus/ judaicos. 

Porém vale lembrar que Deus, como criador do universo, transcende o espaço e o tempo. É prepotente e contraditório (portanto ilógico) querer prender a natureza de Deus apenas à Terra. É absurdo afirmar que Deus depende de uma linhagem de uma espécie em um pequenino planeta na vastidão do infinito. Tal argumento pode dar margem para doutrinas eugenistas e racistas, pois incita religiosos a invocarem uma linhagem divina particular entre os seres humanos. Incita os religiosos a afirmarem que Deus é exclusivo de determinada religião e que o resto (outras religiões, espiritualidades etc) é profano, do demônio etc.

Deus é um, Uno, supremo, onipresente e ama toda a sua criação e portanto ama toda espécie humana, todas suas culturas e nações. Deus ama todo o planeta Terra e muito mais - seu amor perpassa o espaço e o tempo. 

O evangelho de Felipe aponta que Deus não dependeu de linhagem alguma para encarnar como Jesus de Nazaré na Terra e o espiritismo indica que existem espíritos próximos de Jesus fora da cultura judaico-cristã, sendo alguns deles Sócrates e Platão, por exemplo. 

Na Kriya Yoga entende-se a importância da união entre os povos, entre toda a humanidade e mostra-se os vínculos entre as religiões e espiritualidades orientais e ocidentais. Alguns gurus / swamis / yogis da Índia também fazem orações a Jesus Cristo, além de respeitar e admirar as pessoas devotas que vivem de acordo com os ensinamentos de Jesus. Muitos "hindus" até mesmo aceitam a “santificação” comum entre católicos (o termo sri é traduzido como santo). Assim como o espiritismo e a filosofia de Platão, os praticantes da Kriya afirmam que Deus é um só, e que originalmente todas religiões deveriam levar os seres humanos à Deus. Deus este que criou toda a vida, todos seres humanos, sejam umbandistas, hindus, taoístas, budistas, islâmicos, judeus, cristãos, celtas, gregos, romanos, tupis, guaranis, astecas, esquimós, japoneses, árabes, portugueses, finlandeses, quenianos etc. Deus não prefere uma ou outra cultura, nem uma ou outra religião. É quem segue a lei divina de amor que une-se com Deus, independentemente de onde nasceu.


2 comentários:

  1. A linhagem chega até José, mas só pode ser interpretada como uma escolha divina, já que Jesus é tido como filho do Espírito Santo com a Virgem Maria. Daí a importância de separar o que notadamente é um trecho ligado à época em que foi escrito. É um esforço para legitimar Jesus perante a tradição judaica, importante na tentativa de unir as fés dentro do entendimento das pessoas da época, nada mais. Ater-se aos detalhes contraditórios na Bíblia acreditando que tudo está lá absolutamente por vontade divina pode ser uma armadilha se isso acabar afastando a pessoa do que há de mais importante nela: os ensinamentos de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso... Embora outras tentativas de união ou diálogo ecumênico com o judaísmo foram feitas de modo mais coerente ao longo dos evangelhos. Infelizmente muitas pessoas mal intencionadas usam tais detalhes contraditórios para defender alguma ideia segregacionista ou supremacista. Aí se faz a necessidade de identificar a intenção do religioso em questão e impedir/ combater os malefícios de seus discursos (o que geralmente não é difícil...)

      Excluir

Leitura ecumênica de "tesouro no céu, olho são" e "vãs preocupações"

Embora os textos dos 4 apóstolos aceitos nas religiões cristãs sejam suficientemente claros no que se refere à prática dos ensinamentos de J...