segunda-feira, 10 de março de 2025

Diálogo sobre "Cura de Bartimeu/ O cego de nascença"

A seguir trago as passagens sobre a cura do(s) cego(s) realizada por Jesus; Na bíblia, tal passagem, parece ser tratada por Mateus, Marcos e Lucas como se fossem praticamente a mesma história; enquanto a passagem do cego de nascença mencionada no evangelho de João é tratada como uma outra história. Aqui as 4 estão unidas como uma possível interpretação de uma única passagem da vida de Jesus:
LegendasMateus: Azul, Marcos: verde, Lucas: Vermelho, João: Amarelo; Mais de 1 autor: Preto

Cura de Bartimeu em Jericó/ O cego de nascença (Mateus, Marcos, Lucas, João) 
Chegaram a Jericó. Ao sair dali, Jesus seguido pelos apóstolos e uma grande multidão, viu um homem cego de nascença. (Ali) estavam dois cegos assentados junto do caminho, mendigando. (Um deles) era o filho de Timeu
 Ouvindo passar a multidão, perguntou que era aquilo e disseram-lhe que Jesus Nazareno passava. Bartimeu (filho de Timeu), sabendo que era Jesus, clamou, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! 
E os que iam passando repreendiam-no para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! 
E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? 
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus. 
Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. 
Então Jesus, parando, mandou que lho trouxessem; e, chegando ele, perguntou-lhe, Dizendo: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja. 
Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. E Jesus lhe disse: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Vê; a tua fé te salvou. Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo. E todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus. 
Então os vizinhos, e aqueles que dantes tinham visto que era cego, diziam: Não é este aquele que estava assentado e mendigava? 
Uns diziam: É este. E outros: Parece-se com ele. Ele dizia: Sou eu. 
 Diziam-lhe, pois: Como se te abriram os olhos? 
Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi. 
Disseram-lhe, pois: Onde está ele? Respondeu: Não sei. 
Levaram, pois, aos fariseus o que dantes era cego. 
E era sábado quando Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos. 
Tornaram, pois, também os fariseus a perguntar-lhe como vira, e ele lhes disse: Pôs-me lodo sobre os olhos, lavei-me, e vejo. 
Então alguns dos fariseus diziam: Este homem não é de Deus, pois não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tais sinais? E havia dissensão entre eles. 
Tornaram, pois, a dizer ao cego: Tu, que dizes daquele que te abriu os olhos? E ele respondeu: Que é profeta. 
Os judeus, porém, não creram que ele tivesse sido cego, e que agora visse, até chamarem os pais do que agora via. E perguntaram-lhes, dizendo: É este o vosso filho, que vós dizeis ter nascido cego? Como, pois, vê agora? 
Seus pais lhes responderam, e disseram: Sabemos que este é o nosso filho, e que nasceu cego; Mas como agora vê, não sabemos; ou quem lhe tenha aberto os olhos, não sabemos. Tem idade, perguntai-lho a ele mesmo; e ele falará por si mesmo. 
Seus pais disseram isto, porque temiam os judeus. Porquanto já os judeus tinham resolvido que, se alguém confessasse ser ele o Cristo, fosse expulso da sinagoga. 
Por isso é que seus pais disseram: Tem idade, perguntai-lho a ele mesmo. 
Chamaram, pois, pela segunda vez o homem que tinha sido cego, e disseram-lhe: Dá glória a Deus; nós sabemos que esse homem é pecador. 
Respondeu ele pois, e disse: Se é pecador, não sei; uma coisa sei, é que, havendo eu sido cego, agora vejo. 
E tornaram a dizer-lhe: Que te fez ele? Como te abriu os olhos? 
Respondeu-lhes: Já vo-lo disse, e não ouvistes; para que o quereis tornar a ouvir? Quereis vós porventura fazer-vos também seus discípulos? 
Então o injuriaram, e disseram: Discípulo dele sejas tu; nós, porém, somos discípulos de Moisés. Nós bem sabemos que Deus falou a Moisés, mas este não sabemos de onde é. 
O homem respondeu, e disse-lhes: Nisto, pois, está a maravilha, que vós não saibais de onde ele é, e contudo me abrisse os olhos. 
Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve. 
Desde o princípio do mundo nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença. Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer. 
Responderam eles, e disseram-lhe: Tu és nascido todo em pecados, e nos ensinas a nós? E expulsaram-no. 
Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus? 
Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia? 
E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo. 
Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou, e seguia-o, glorificando a Deus 
E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos. 
E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos cegos? 
Disse-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece. 

 Por alguma razão que considerou importante, somente Marcos citou o nome do cego, que significa Filho de Timeu. Certamente um nome raro, já que é a mistura de um nome judaico com grego. 
 Seria o cego de nascença citado por João, um dos 2 citados por Mateus? Seria o mesmo citado por Lucas e Marcos (Bartimeu)? Seriam "todos eles" um só personagem? Não se sabe, afinal Jesus curou muitas pessoas e esta torna-se mais uma questão de menor importância dos evangelhos. O que pode indicar que o cego de nascença e Bartimeu sejam a mesma pessoa, é o fato de que "ambos cegos" são descritos como mendigo(s) e também o seguinte trecho do evangelho de João: “Ele (o ex-cego) disse: Creio, Senhor. E o adorou.” É possível que este ato de adorar se refira ao ato de seguir Jesus, como o cego de nascença fez. 
 Esta passagem traz mais uma demonstração que a verdadeira gratidão envolve uma mudança de postura: Bartimeu passou a seguir Jesus em sua missão, e louvar a Deus. 
Já os religiosos (judeus fariseus etc) são claramente arrogantes como mostra João, o Evangelista, nesta passagem: Eles não se conformavam com o cego ter sido curado e afirmavam que Deus conversava com Moisés, mas não com pecadores. O primeiro problema desta afirmação é a clara tentativa de se auto afirmarem como os escolhidos de Deus, ou os únicos verdadeiros religiosos (fato que ainda vemos em certas igrejas neste início de século 21); O segundo problema é: Se Jesus é o escolhido de Deus (ou o próprio Deus encarnado), ele conversa com os pecadores! Esses pecadores arrependidos em diversas passagens não são curados nem ouvidos por Jesus porque eles passaram a seguir uma suposta religião do mesmo - Não há prova clara que Jesus tivesse uma religião, pois ele não construiu igreja e pregava mais nas ruas do que em sinagogas. Os pecadores são ouvidos e curados porque Jesus vivia o amor divino para com toda a criação de Deus, ou seja, o amor por toda a vida. Os ensinamentos de Jesus então certamente são uma prática espiritual, um sentido de vida ético pautado pelo amor universal.
O fato é que Jesus ao priorizar o amor piedoso e equitativo por todos, enfrentava claramente os costumes ritualísticos e materialistas das seitas judaicas corruptas; Curava os doentes, os tocava chegando a utilizar saliva e barro, além de ajudar os necessitados nos dias de sábado. Isto é praticar a lei divina de amor enfrentando os mentirosos e desmascarando-os, pois esta é a melhor forma de combater o egoísmo, a opressão e a mentira: Praticando o bem, trabalhando a empatia e espalhando equidade. 
 Também é importante notar que o cego citado no evangelho de João não enxergava desde seu nascimento e que os discípulos perguntaram a Jesus: “… quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. O argumento que o pecado dos pais poderia punir o filho com uma vida miserável e/ou difícil é derrubado pelo profeta Ezequiel muitos anos antes de Cristo, então é possível que os discípulos de Jesus entendiam a possibilidade do cego ter pecado antes de nascer, ou seja, em outra encarnação. Isto parece o indício de uma espiritualidade ou religião reencarnacionista (como o druidismo celta, o platonismo, a espiritualidade yoruba, o hinduísmo entre outras). O espiritismo, que é uma filosofia que busca unir o cristianismo com a ciência, explica outros trechos da bíblia onde é possível entender a relação da reencarnação com os ensinamentos de Jesus. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitura sobre Últimos encontros com Jesus

Ressurreição e aparição a Maria Madalena ( Mateus , Marcos , Lucas , João ) Eis que no primeiro dia da semana, houve um violento tremor de t...