terça-feira, 19 de março de 2024

Leitura Ecumênica da "Cura do filho de um oficial"

Cura do filho de um oficial (João) 

"E dois dias depois partiu dali, e foi para a Galiléia. Porque Jesus mesmo testificou que um profeta não tem honra na sua própria pátria. 

Chegando, pois, à Galiléia, os galileus o receberam, vistas todas as coisas que fizera em Jerusalém, no dia da festa; porque também eles tinham ido à festa. 

Segunda vez foi Jesus a Caná da Galiléia, onde da água fizera vinho. E havia ali um nobre (um oficial do rei), cujo filho estava enfermo em Cafarnaum. 

Ouvindo este que Jesus vinha da Judéia para a Galiléia, foi ter com ele, e rogou-lhe que descesse, e curasse o seu filho, porque já estava à morte. 

Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis. 

Disse-lhe o nobre: Senhor, desce, antes que meu filho morra. 

Disse-lhe Jesus: Vai, o teu filho vive. E o homem acreditou na palavra que Jesus lhe disse, e partiu. E descendo ele logo, saíram-lhe ao encontro os seus servos, e lhe anunciaram, dizendo: O teu filho vive. Então perguntou-lhes, a que hora se achara melhor. E disseram-lhe: Ontem às sete horas a febre o deixou. Entendeu, pois, o pai que era aquela hora a mesma em que Jesus lhe disse: O teu filho vive; e creu ele, e toda a sua casa. 

Jesus fez este segundo milagre, quando ia da Judéia para a Galiléia."

Quando Jesus diz que o oficial não crê se não vê, ele está falando que este indivíduo está muito imerso ou apegado no que Platão classifica de mundo sensível (sensorial) e no que a Kriya Yoga (e o hinduísmo em geral) chama de maya, a ilusão. Neste caso maya refere-se ao mundo “material” que percebemos com nossos 5 sentidos - chamar o “mundo que nos cerca” de ilusão já não deveria parecer tão estranho desde que as descobertas da física mostraram que o átomo é composto de só 1 bilionésimo de partícula, não sólida, nem líquida ou gasosa, mas elétrica. E o restante (as outras 999.999.999 “partes” de cada átomo dos corpos) é espaço vazio e/ou campo eletromagnético. 

Além disto deve haver muitas coisas que não podemos perceber com nossos sentidos e até "regiões" ou dimensões que não podemos alcançar corporalmente, pois a matemática indica a existência de uma 4ª dimensão e a teoria da relatividade indica que (a curvatura) o espaço/ tempo não são absolutos e sim relativos (somente a velocidade da luz seria absoluta). Assim, certamente há coisas além do espaço/ tempo que desconhecemos. Embora tais descobertas da física possam parecer que não tenham relação alguma com religião ou com a espiritualidade, a verdade é que elas tiveram implicações filosóficas. E a filosofia por sua vez é um saber intermediário entre o científico e o religioso: ela questiona a existência/ a realidade, a mente humana ou alma, além de estudar a ética.   

Esta passagem mostra como a notícia sobre o milagre realizado por Jesus foi se espalhando e dando esperança para algumas pessoas. O nobre, ou oficial, certamente passou a acreditar em Jesus porque viu o que ele fez nas Bodas de Caná, embora Jesus o incitou para que acreditasse sem enxergar o milagre - por isso curou seu filho à distância, sem que o oficial pudesse ver o feito. 

O espiritismo entende que os espíritos superiores (moralmente, ou seja, de acordo com os ensinamentos de Cristo, amorosamente) conseguem estar em mais de um lugar ao mesmo tempo, isto porque o espírito quanto mais puro, mais expansivo seria. Em um dos textos da doutrina, é utilizada a analogia ao Sol: Um espírito muito puro consegue, por exemplo, se comunicar com pessoas em diferentes locais entre si, como se irradiasse raios de luz à distância e em direções diferentes. Embora seja só uma comparação com as limitações da época de Kardec (séc. 19), ela pode servir para mostrar as "capacidades mediúnicas" ou de "milagres" de Jesus.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitura ecumênica de "tesouro no céu, olho são" e "vãs preocupações"

Embora os textos dos 4 apóstolos aceitos nas religiões cristãs sejam suficientemente claros no que se refere à prática dos ensinamentos de J...