quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Espiritismo vs Fanatismos

O espiritismo surgiu na França como um movimento espiritualista, ou seja, que aceita a existência da alma e portanto dos espíritos, bem como de uma realidade espiritual e de Deus. Seu líder, ou "decodificador", o pedagogo e tradutor, Allan Kardec, trouxe a centralidade na ética ensinada por Jesus e no diálogo com a ciência de seu tempo. Em suas revistas podemos ver vários estudos dos fenômenos espirituais, e tais estudos buscavam manter uma base centrada pela ética de Jesus, embora pudesse apresentar traços da cultura européia (pós) iluminista.
Com o passar dos anos, o espiritismo chegou ao Brasil e inevitavelmente esbarrou em temas da realidade da sociedade brasileira, entre eles, a política. Com o acirramento da disputa política e de uma certa polarização após eventos ocorridos entre 2013 e 2018, o espiritismo como qualquer outra esfera do ser humano foi afetado e dividido em diferentes espectros: sejam estes grupos chamados de progressistas, conservadores, esquerdistas, direitistas ou de quaisquer outros nomes. Apesar desta possível polarização, a discussão envolve vários temas importantes como iniquidade (desigualdade social), pobreza, preconceito contra minorias, necessidade de diálogo, negação do conhecimento e por isso é preciso tentar esclarecer alguns pontos dessas rivalidades, narrativas etc.

Espíritas neoliberais, conservadores e/ ou reacionários atacam espíritas anarquistas, socialistas e social-democratas, mas se calam diante cientificistas e materialistas/ niilistas que ridicularizam o espiritismo de modo geral e também se calam diante evangélicos que demonizam o espiritismo como um todo... Porque? Por ignorância? Pode ser, mas acho que também se trata de medo. Medo do umbral (um suposto tipo de inferno ou purgatório, não muito diferente de católicos e evangélicos), medo de fazer tatuagens, de falar sobre sexo e de tantas outras coisas típicas do estilo de vida conservador. Particularmente eu me considero conservador em variados costumes, só que diferente dessas pessoas eu não prego o conservadorismo para os outros: "Cada pessoa deve tirar ramo (ou a trave) de seu próprio olho" ensinou Jesus. Para o coletivo, eu entendo a importância do progresso ético e social, afinal Jesus defendia os vulneráveis e empobrecidos, criticando os poderosos como os fariseus etc. O espiritismo conservador e de ideologias similares então, se apoia na ideia do medo: O espírita das ideologias entendidas como de direita é medroso, ou covarde, porque é fácil e cômodo não ter coragem: talvez seja até seguro; Priorizando o medo do "castigo ou punição espiritual" ao invés de fazer a boa obra e viver sem julgar os outros para se alcançar as "moradas de Cristo", o espírita covarde pode seguir sua rotina com família, trabalho e eventuais ou regulares visitas ao centro espírita gerido por um direitista, seja este médium ou não. Além disto, neoliberalismo, conservadorismo e reacionarismo são fáceis de se propagar, pois não requerem estudo devido ao fato de serem manifestações que desprezam o raciocínio e a ética: você pode falar absurdos sem se preocupar, pode crer em histórias que lhe são coniventes e até "evitar o stress" de se preocupar com injustiças e com os injustiçados. Esses tipos de espíritas bem como qualquer não-espírita de direita tem tudo isso a favor de si. Tais espíritas bem como religiosos de direita em geral, são massa de manobra de seus respectivos líderes; talvez com a única diferença que os líderes espíritas acreditam em suas próprias mentiras (possivelmente acreditam que são guiados por algum "espírito de luz") enquanto os líderes multimilionários evangélicos/ neopentecostais nem sequer devem acreditar em Deus ou em um "pós vida": espalham seus discursos mentirosos só para enganar multidões e enriquecer mais e mais. 

 Espíritas de direita poderiam acusar os de esquerda dizendo que Kardec não era comunista ou que a visão de mundo materialista adotada por muitos marxistas contradiz o espiritismo... Isso é verdade ao menos em parte, mas não quer dizer que Kardec estava de acordo com as ideias absurdas de liberais/ neoliberais, conservadores(*), reacionários e com manifestações ainda mais violentas de segregação e obscurantismo. Kardec buscava diálogo com a ciência e enfrentava católicos conservadores (como pode ser visto em várias revistas espíritas). Kardec criticava o materialismo e a redistribuição repentina de riquezas, mas pregava o espiritismo como um movimento ético de resultados positivos para justiça social: seguir ensinamentos de caridade e melhoria moral dos indivíduos para gerar um mundo mais justo e menos desigual. Alegar que Kardec simplesmente proibiu os espíritas de discutirem política é uma distorção dos fatos que propaga ignorância; é desconsiderar que Kardec viveu numa época da França em que o governo era uma monarquia: Kardec e os demais espíritas franceses "não podiam" discutir política porque não haviam opções nem soluções neste campo. Em última instância, devemos considerar que Kardec baseou sua ética nos ensinamentos de Jesus e considerou Platão como precursor do espiritismo; O filósofo grego claramente teve uma posição política de criticar os amantes do dinheiro (filokerdes) e os amantes da disputa/ da vitória (filonikons). Platão centrou a filosofia em valores universais com a finalidade da melhoria não só dos indivíduos mas também da sociedade. Ainda que sua proposta de governo tivesse uma classe de governantes/ legisladores filósofos; ele indicou que tal classe deveria se apartar de toda atividade comercial e servir o coletivo/ o estado, controlando a classe mercadora para que essa não se tornasse muito influente nem tomasse o poder. Por fim, Platão criticou o uso exagerado da retórica (linguagem complexa ou empolada) e sua aplicação para fins lucrativos (em suma, foi contra o charlatanismo e, de certo modo, contra o capitalismo). 

 Hoje porém, milênios após Platão e Jesus, séculos após Kardec, temos um meio de comunicação chamado internet, este que está em grande parte sob domínio de multimilionários que não se importam com o conhecimento, a verdade e a ética. Assim, o desafio de enfrentar os movimentos obscurantistas (conservadorismo e reacionarismo), os movimentos capitalistas que precificam e objetificam a vida (neoliberalismo) e os movimentos de extermínio (neo fascismo e nazismo), me parece que requer mais do que uso das redes na internet... eu não sei quais melhores formas de resistir ou enfrentar tais grupos, porém imagino que qualquer espiritualista "de esquerda" vai precisar não só de união e ações palpáveis/ mensuráveis, mas também de uma sincera prática espiritual: meditação para estabilizar a mente; oração para se conectar com Deus/ com seus bons espíritos em busca de desenvolver vários aspectos psíquicos tais como paciência, força de vontade, auto controle, misericórdia, entendimento, sabedoria, esperança etc. E falando de aspectos psíquicos, se for o caso, também pode ser bom fazer uma psicoterapia.

 Enfim, uma coisa que as pessoas voluntariamente de direita não têm, é a conexão com Deus ou com bons espíritos... ao menos não enquanto defenderem a miséria, a violência, o medo e a ignorância... 
Creio que nossa luta seja por mais equidade e menos desigualdade. Mais conscientização e menos boataria e sensacionalismo. Mais diálogo buscando a aplicação de valores universais e menos discursos de ódio; Mais inclusão e menos violência contra os vulneráveis.
Façamos nossa parte então, por nós, por quem está do nosso lado e até por quem está contra nós (não que eles entendam e não da forma que eles querem as coisas)... Façamos nossa parte por todos.

 (*) não, liberalismo não é o oposto do conservadorismo, mas não vou explicar política, economia ou sociologia neste post. 

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