segunda-feira, 8 de julho de 2024

Leitura de Jesus em Nazaré; Priorizar a Lei de Amor ante coisas do mundo

Jesus em Nazaré - Legendas: (Azul: Mateus, Verde: Marcos, Vermelho: Lucas, Cian: Tomé, Preto: "vários") 

"Partindo dali, chegou à sua pátria (cidade), e os seus discípulos o seguiram. 

E, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; Onde foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: 

O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor. 

E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. 

Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos. e muitos, ouvindo-o, se admiravam, dizendo: De onde lhe vêm estas coisas? e que sabedoria é esta que lhe foi dada? e como se fazem tais maravilhas por suas mãos? 

Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se (ficavam perplexos) nele. 

E Jesus lhes dizia: Sem dúvida me direis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo; faze também aqui na tua pátria tudo que ouvimos ter sido feito em Cafarnaum. Não há profeta sem honra senão na sua pátria, entre os seus parentes, e na sua casa. Nenhum profeta é aceito em sua própria aldeia; nenhum médico cura aqueles que o conhecem. 

Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome; E a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva. E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro. Ouvindo estas coisas, todos na sinagoga se encheram de ira. 

Então, levantando-se, o expulsaram da cidade, e o levaram até ao cume do monte em que a cidade deles estava edificada, para dali o precipitarem. Ele, porém, passando pelo meio deles, retirou-se. 

Já não podia fazer ali nenhuma obra maravilhosa; somente curou alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. E, admirado, da incredulidade deles, percorreu as aldeias vizinhas, ensinando."

As pessoas da cidade de Nazaré devem ter avistado Jesus desde criança, crescendo com seus pais e familiares. Admitir que um de seus cidadãos era um dos profetas de Deus, ou mais precisamente, o filho de Deus, parecia-lhes absurdo. Além disto, é possível que os habitantes de Nazaré fossem conservadores e nacionalistas, preferindo manter suas crenças e rotinas do que aceitar tamanha revolução diante os seus olhos. 

Jesus ressalta que seu ensinamento é de levar esperança às pessoas; Não é uma "esperança exclusivamente física", como ao curar e alimentar os necessitados, mas também é emocional e psicológica, pois Jesus também fala em curar os quebrantados de coração e libertar os oprimidos. Opressões podem ser feitas além do corpo das pessoas: podem ser a imposição de "culturas", de regras, de violências psicológicas, de sistemas religiosos e de crenças.

Lucas destaca que os judeus nazarenos chegaram a tentar condenar Jesus à morte, pois pretendiam jogá-lo do topo de um monte abaixo. Embora não seja explicado detalhadamente, de alguma forma Jesus evita tal destino passando entre os nazarenos: A menos que tenha se escondido entre algum tumulto de pessoas, o que não é evidente em texto algum, Jesus deixou o monte de Nazaré sendo visto por seus opositores/ detratores, sem que esses conseguissem puni-lo.

Priorizar a Lei Divina ante as coisas do mundo (Tomé) 

"Jesus disse: Se você não jejuar em relação ao mundo, você não encontrará o Reino. Se você não observar o sábado como sábado, você não verá o Pai". 

Este trecho pode parecer contradizer alguns outros onde Jesus diz que ritos como o jejum e guardar o sábado nada valem diante a caridade, mas possivelmente trata-se de duas coisas: prioridades e humildade; O “sábado” certamente refere-se ao sabá (shabat), um dia de descanso consagrado a Deus. A consagração do descanso, tanto quanto as obras de caridade, quando feitas sinceramente e de coração são valiosas pois fazem parte de viver a lei de Deus, que é de amor. Mas o jejum e o ato de guardar o sábado também têm sua importância em relação ao “mundo”, ou seja, em relação à maioria dos que desprezam os ensinamentos de Jesus Cristo - quando realizados, devem ser com esforço para evitar tentações e para se manter humilde priorizando e vivendo a lei divina, que é de amor - um amor expansivo. 

Jejuar em relação ao mundo também pode significar para os apóstolos e todos os seguidores de Jesus não darem importância ao que os outros vão pensar ou dizer deles, em sua respectiva missão de viver e propagar o bem/ o amor piedoso e solidário. Trata-se de não sucumbir às dores nem se apegar aos prazeres do mundo.

Note que não é desprezar o mundo e a vida: Pois cuidar dos necessitados, da humanidade e da vida é ensinamento de Jesus - pilhar, predar e acumular enormes quantidades de bens em poder de poucos indivíduos é contra tais ensinamentos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitura ecumênica de "O tesouro. A pérola. A rede"

O tesouro. A pérola. A rede   Legendas: ( Tomé: ciano , Mateus: azul , Filipe : magenta )  " Jesus disse: Também o reino dos céus ( do...