sábado, 27 de janeiro de 2024

Leitura Ecumênica da Infância e Adolescência de Jesus

 A seguir estão 3 passagens sobre a infância e adolescência de Jesus, seguidas de breves comentários, uma vez que do ponto de vista ecumênico há pouco o que se ressaltar sobre tais textos.

Apresentação de Jesus no Templo (Lucas 2: 22-39) 

"Cumprindo-se os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor (Segundo o que está escrito na lei do Senhor: Todo o macho primogênito será consagrado ao Senhor); 

E para darem a oferta segundo o disposto na lei do Senhor: Um par de rolas ou dois pombinhos. Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; Este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. 

E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor. Pelo Espírito foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, para com ele procederem segundo o uso da lei, 

Ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse: 

Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra; Pois já os meus olhos viram a tua salvação, A qual tu preparaste perante a face de todos os povos; Luz para iluminar as nações, E para glória de teu povo Israel. 

José, e sua mãe, se maravilharam das coisas que dele se diziam. E Simeão os abençoou, e disse a Maria, sua mãe: Eis que este é posto para queda e elevação de muitos em Israel, e para sinal que é contraditado (E uma espada transpassará também a tua própria alma); para que se manifestem os pensamentos de muitos corações. 

E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade; 

Era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia. E sobrevindo na mesma hora, ela dava graças a Deus, e falava dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém. 

Quando acabaram de cumprir tudo segundo a lei do Senhor, voltaram à Galiléia, para a sua cidade de Nazaré."

Aqui consideremos este texto como uma tentativa séria de descrever a infância de Jesus, embora exista a discussão se esta passagem contém alguma verdade ou e é um mito criado após o período dos primeiros apóstolos, entre os séculos 1 e 3. Neste caso as passagens do nascimento de Jesus até os seus doze anos de idade, devem ter sido passadas adiante por José e/ ou Maria (por via oral, afinal era uma época onde poucos sabiam escrever), até que fossem registradas pelos apóstolos. O mais importante é buscar seu significado ou mensagem, que esteja de acordo com a lei divina, que é a lei de amor ensinada por Jesus:

De modo similar a profecia de Isaías (49, 6) “... Não basta que sejas meu servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os fugitivos de Israel, vou fazer de ti a luz das nações para propagar minha salvação até os confins do mundo”, Simeão diz que os ensinamentos de Jesus são luz para todas as sociedades da Terra. Isto significa amar a todos e ao Criador. Vários são os passos a seguir para se viver esta verdade que Jesus ensina em suas pregações e parábolas. Se todos seguissem tais passos, os problemas da humanidade cessariam.

Fuga ao Egito/ Massacre dos inocentes (Mateus 2: 13-23) 

"E, tendo eles (os magos) se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José num sonho, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. 

E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito. 

E esteve lá, até à morte de Herodes (existiram mais governantes com nome de Herodes), para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho. 

Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos. Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias, que diz: 

Em Ramá se ouviu uma voz, Lamentação, choro e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, E não quer ser consolada, porque já não existem. 

Morto, porém, Herodes, eis que o anjo do Senhor apareceu num sonho a José no Egito, Dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e vai para a terra de Israel; porque já estão mortos os que procuravam a morte do menino. 

Então ele se levantou, e tomou o menino e sua mãe, e foi para a terra de Israel. 

E, ouvindo que Arquelau reinava na Judéia em lugar de Herodes, seu pai, receou ir para lá; mas avisado num sonho, por divina revelação, foi para as partes da Galiléia.

E chegou, e habitou numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno."

Esta passagem é exclusivamente narrada por Mateus e, independentemente de sua verificabilidade, conta sobre a crueldade de Herodes. Pois este texto de Mateus mostra sobre a mentalidade dos poderosos como o rei cliente Herodes: Sua sede e fascinação por poder e status na Terra certamente poderia despertar uma desconfiança que desencadeasse em crises de paranoia e surtos de violência. Mateus, sendo o apóstolo mais empenhado em mostrar a ligação da vida de Jesus com as previsões feitas pelos profetas, também cita como estes eventos foram profetizados por Jeremias séculos antes de Cristo. 

Jesus aos doze anos (Lucas 2: 41-52) 


Arte do século 19

“E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele. Ora, todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa; 

Tendo Jesus já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa. E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o soube José, nem sua mãe. Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia, e procuravam-no entre os parentes e conhecidos; Como não o encontraram, voltaram a Jerusalém em busca dele. E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os. Todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas. 

Quando o viram, maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos. 

E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai? 

E eles não compreenderam as palavras que lhes dizia. 

Então Jesus desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas. E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.” 

Se existem crianças e adolescentes classificados como superdotados intelectualmente na civilização humana, não deveria ser surpresa alguma que Jesus ainda adolescente pudesse ensinar os adultos em um templo. Mesmo porque Jesus também era superior aos demais seres humanos em relação aos sentimentos e emoções boas, como receptividade, amor, esperança etc. Isto não faz dele necessariamente um ser completamente separado da raça humana - e sim mostra o potencial humano de desenvolver bons sentimentos e emoções para conviver uns com os outros em sociedade. 

O espiritismo e a Kriya Yoga aceitam que as crianças humanas podem ter e mostrar uma grande variância de desenvolvimento mental, seja no âmbito intelectual/ cognitivo, ou no sentimental, moral e ético. Isto se deve pelo fato das almas reencarnarem há tempos imemoráveis.

O platonismo não difere muito do espiritismo e do hinduísmo neste ponto: Na obra Menon, Platão indica que existem reminiscências na psiquê que permitem que algumas pessoas "aprendam" certos "conhecimentos" mais rapidamente do que outras - O conhecimento estaria somente adormecido na psiquê, "pronto" para ser desperto. Isto seria uma consequência da imortalidade (e transmigração) das almas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitura ecumênica de "tesouro no céu, olho são" e "vãs preocupações"

Embora os textos dos 4 apóstolos aceitos nas religiões cristãs sejam suficientemente claros no que se refere à prática dos ensinamentos de J...