segunda-feira, 13 de maio de 2024

Leitura Interreligiosa da "Cura de um Paralítico"

Aqui apresento a passagem onde Jesus cura o paralítico, unificando a narrativa dos 4 apóstolos:

Legendas: (Mateus: azul, Marcos: verde, Lucas: vermelho, João: amarelo) 

"Entrando no barco, Jesus passou para o outro lado, e chegou à (Cafarnaum) sua cidade. Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.

Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda (Beit Chesed, que significa casa da misericórdia), o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e paralíticos, esperando o movimento da água.

Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse

E souberam que ele estava na casa. Eis que reuniu-se uma tal multidão (vindos de todas localidades da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém), que não podiam encontrar lugar nem mesmo junto à porta. Estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?

O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Então lhe trouxeram o paralítico, deitado numa cama, carregado por 4 homens. E procuravam introduzi-lo na casa e colocá-lo diante dele, mas não achando por onde o pudessem levar, por causa da multidão, subiram ao telhado, e por entre as telhas o baixaram com a cama, até ao meio, diante de Jesus.

Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados. E eis que alguns dos escribas (e fariseus) diziam entre si: Como pode este homem falar assim? Ele blasfema. Quem pode perdoar os pecados senão Deus?

Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações? Pois, qual é mais fácil? dizer: Perdoados te são os teus pecados; ou dizer: Levanta-te e anda? Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.

Logo aquele homem ficou são; Levantando-se, foi para sua casa. e tomou o seu leito, e andava. A multidão, vendo isto, maravilhou-se, e glorificou a Deus, que dera tal poder aos homens. 

Aquele dia era sábado, então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito.

Ele respondeu-lhes: Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma o teu leito, e anda.

Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito, e anda?

E o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão.

Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.

E aquele homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara.

E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado.

E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.

Por isso, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava (“violava”) o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus."

Embora o evangelho de João geralmente seja tratado como se não tivesse intersecção com os demais apóstolos, é possível que a passagem de João sobre a cura de um paralítico seja a mesma citada pelos outros 3 apóstolos. Pois apesar de algumas diferenças na história, João trata do mesmo assunto, mas de maneira um pouco diferente de Marcos, Mateus e Lucas. 

Ao curar o paralítico e ordenar que ele se levantasse e fosse para casa, Jesus não mostra apenas que Deus deu poder aos homens, ele dá uma lição de piedade e solidariedade: 

Os judeus acreditavam que os doentes e deficientes, como os paralíticos desta passagem, tinham tais problemas porque mereceram, pois teriam pecado de alguma maneira para que tivesse tal tipo de infortúnio. Independentemente dos motivos que levaram as pessoas para uma situação de dificuldade, de sofrimento ou de miséria, Jesus mostra que deve-se ajudar a todos. Assim, Cristo mostra a importância da solidariedade e da piedade.

O hinduísmo diz que pessoas reencarnam porque possuem um "karma" relacionado aos seus desejos terrenos ou problemas morais - o que não difere muito do platonismo nem do espiritismo. O espiritismo diz que muitas das pessoas que passam por situações de dificuldade, como a desse paralítico, pagam por pecados de outras existências/ encarnações. Mas nem por isso deve-se julgar ou ser insensível ao sofrimento destes “pecadores”, pois é ensinado que mesmo estes indivíduos que estão “pagando por seus pecados” devem receber ajuda sincera, de coração, com piedade e solidariedade. 

Isto faz sentido, afinal a pessoa sofredora, bem como a maioria das pessoas, praticamente não se lembra de suas vidas passadas! O espiritismo relaciona este esquecimento natural com o fato que as almas reencarnadas não precisam se lembrar de seus crimes/ pecados de vidas anteriores: ela está aqui para aprender a amar e para elevar sua moral. Certamente se a alma mantivesse seus desejos anteriores vívidos ou se ainda tivesse claramente as lembranças de seus erros, seria mais difícil para ela se desvencilhar de tais atos. Imaginemos dois exemplos: 

Uma alma foi um multimilionário na vida anterior e tinha todo tipo de regalias e prazeres. Vivia de modo narcisista, desprezando os mais necessitados e constantemente buscando mais dinheiro e mais luxo. Se ele mantém estas lembranças, não será mais difícil se livrar delas? Não será mais difícil ele entender que é uma psiquê (alma em essência) e que os bens materiais são temporários e não podem ser transportados à vida espiritual eterna? Não será mais difícil ele desapegar de tais coisas para ser menos egoísta e menos ganancioso?

Outra alma foi um indivíduo extremamente violento durante toda sua última vida encarnada; que sofreu violência desde sua infância e cresceu vingativo e acostumado a tal cenário sem perspectivas para entender ou usufruir de paz e de amor. Se essa alma reencarna neste estado, como ela vai se desvencilhar de suas perturbações? Como deixará de ser vingativo ou violento? 

Quando tais almas desencarnam elas sofrem porque não podem mais esconder os erros de si mesmas, nem dos espíritos mais justos e benevolentes do que elas mesmas. Por isso elas sofrem, em tal situação, mas a alma sendo imortal e Deus sendo piedoso (não julga, como mostrado no diálogo de Jesus com Nicodemos) - É preciso recomeçar.

"Pagar os pecados" nada mais é do que ter oportunidade para reaprender. Reaprender a importância da piedade, da humildade, da esperança, enfim do amor ensinado por Jesus. Reaprender a ideia (eidos) do Bem (kalos) ensinada no tema central (ética) da filosofia fundada por Platão. 

Deus, seja chamado de Nous (a mente divina), Alá, Jeová (Yhwh), Brahman ou qualquer outro nome, é piedoso e amoroso. Sua esperança é infinita e ele espera por todos seus filinhos - Ele nos deu livre arbítrio, mas espera reencontrar toda sua criação em seu "Reino dos Céus", "Plano Causal", "Hiper Ouranos" ou seja qual for o nome da União Suprema.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitura ecumênica de "tesouro no céu, olho são" e "vãs preocupações"

Embora os textos dos 4 apóstolos aceitos nas religiões cristãs sejam suficientemente claros no que se refere à prática dos ensinamentos de J...