segunda-feira, 27 de maio de 2024

Leitura Interreligiosa de "Vocação de Mateus/ Junto com os Pecadores"

Legendas - Mateus: azul, Marcos: verde, Lucas: vermelho

E tornou a sair (para o mar, e toda a multidão ia ter com ele), e ele os ensinava

Passando, viu Levi (Mateus), filho de Alfeu, sentado na alfândega (recebedoria), e disse-lhe: Segue-me. E, levantando-se, deixando tudo, o seguiu. 

E fez-lhe Levi um grande banquete em sua casa; Aconteceu que, estando sentado à mesa em casa deste, também estavam sentados à mesa com Jesus e seus discípulos muitos publicanos e pecadores; porque eram muitos, e o tinham seguido. 

E os escribas e fariseus, vendo-o comer com os publicanos e pecadores, murmuraram e disseram reclamando aos seus discípulos: Por que come e bebe ele (seu mestre) com os publicanos e pecadores? 

Jesus, tendo ouvido isto, respondeu-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes (enfermos); Ide, porém, e aprendei o que significa: Eu quero a misericórdia, e não sacrifício (Oséias 6 - 6). Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento

Ora, os discípulos de João e os fariseus jejuavam; e foram e disseram-lhe: Por que jejuam os discípulos de João e os dos fariseus, e não jejuam os teus discípulos? 

E Jesus disse-lhes: Podem porventura os filhos das bodas jejuar enquanto o esposo está com eles? Enquanto têm consigo o esposo, não podem jejuar; Mas dias virão em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão naqueles dias. 

Ninguém costura remendo de pano novo em roupa velha; doutra sorte o mesmo remendo novo (não condiz com a velha e) rompe o velho, e a rotura (o furo, o rasgo) fica maior. 

E ninguém deita vinho novo em odres velhos; doutra sorte, o vinho novo rompe os odres e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; o vinho novo deve ser deitado em odres novos. 

E ninguém tendo bebido o velho quer logo o novo, porque diz: Melhor é o velho

Jesus continua ensinando que os seres humanos devem perdoar os pecados de todos, pois seus ensinamentos não são os mesmos dos judeus, ou seja, não são iguais ao velho testamento. Julgar os outros não é ensinamento de Jesus, portanto não é um ato cristão. Jesus não apoia o pecado, mas acolhe os pagãos, ateus e até os pecadores, pois dá chances aos que pecam, na esperança que estes aceitem e vivam seus ensinamentos sobre a lei divina de amor. 

Ao falar “Enquanto têm consigo o esposo, não podem jejuar; Mas dias virão em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão naqueles dias” Jesus está mostrando que aqueles que o seguem, ou seja, se interessam por seus ensinamentos e os pratica, não precisam de sacrifícios como o jejum: Tais sacrifícios, só servem se for um meio para a pessoa em particular evitar o pecado ou para desapegar-se de prazeres terrenos, vícios e coisas semelhantes a estas. Não deve ser um ato que se impõe aos outros, e sim, um ato de humildade voluntária e de busca de proximidade à Deus. 

Não se impõe punições espirituais e sacrifícios aos outros, pois isto deve vir da capacidade de cada indivíduo se avaliar. Impor ideias e comportamentos aos outros é tortura e opressão, não é ensinar nem tolerar, portanto é algo completamente diferente dos ensinamentos de Cristo. 

Suportar uma dificuldade em humildade é algo nobre, mas é bem diferente de rituais realizados como meras desculpas para evitar ser empático e solidário e também muito diferente de auto flagelação. Estes dois últimos comportamentos são meras mentiras diante a lei divina de amor. O que Jesus pede é para que as pessoas façam o bem, com alegria e confiança em Deus. Deus não pune, Ele ama: Quem põe o amor em prática ao ser solidário e tolerante, está em harmonia com Deus. 

As parábolas da roupa velha e do odre velho, possivelmente se referem que não se ensina sobre o amor e o bem para aqueles que, por alguma razão, não podem aprender. Seja porque já não querem aprender mais, porque acham que sabem demais, ou porque estão muito apegados a algo na Terra, como poder, luxo ou riquezas terrestres. Quando Deus nos chama/ quando nos aproximamos de Deus, não se desiste da aproximação. Deus é a realidade última, além do mundo sensorial/ “material” - é bom e eterno.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitura ecumênica de "tesouro no céu, olho são" e "vãs preocupações"

Embora os textos dos 4 apóstolos aceitos nas religiões cristãs sejam suficientemente claros no que se refere à prática dos ensinamentos de J...