sábado, 24 de agosto de 2024

Leitura de "Espigas debulhadas no sábado" e "Cura de um homem de mão seca, ao sábado"

Aqui trago a leitura de duas passagens abordadas pelos apóstolos Mateus, Marcos e Lucas.

Espigas debulhadas no sábado

"Naquele tempo passou Jesus pelas searas (campos), em um sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer. 

Os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Veja! Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado. 

Ele, porém, lhes disse: Não lestes o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam? Ele entrou na casa de Deus, sendo Abiatar príncipe dos sacerdotes, e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes. 

Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa? O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado. 

Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo. 

Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes. (Oséias 6-6) Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor."

Esta é uma das passagens onde Jesus mais dá ênfase ao valor da vida. As regras religiosas, as explicações de fenômenos sagrados, as interpretações de textos religiosos, as liturgias e os sacrifícios de nada valem caso não se defenda a vida. 

Não importa o quão difícil pareça, o cristianismo prega o amor à todos, pois Deus é onipresente e está em toda sua criação - e obviamente em todos os seres humanos. Ritos religiosos são meramente complementares ao seguimento da lei divina de amor que Jesus tanto ensinou. Espiritualidade sem humildade, sem piedade e sem solidariedade é farsa.

Cura de um homem de mão seca, ao sábado

"Partindo dali, chegou à sinagoga deles. Estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada; e eles, para o acusarem, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados? 

E Jesus disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te e vem para o meio. 

Então ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará? Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por conseqüência, lícito fazer bem nos sábados ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se. 

 Jesus, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e ficou sã como a outra. 

Após ver este ato de Jesus, os fariseus, tendo saído, formaram conselho contra ele, para o matarem. E retirou-se Jesus com os seus discípulos para o mar. Seguia-o uma grande multidão da Galiléia e da Judéia, E de Jerusalém, e da Iduméia, e de além do Jordão, e de perto de Tiro e de Sidom; uma grande multidão que, ouvindo quão grandes coisas fazia, vinha ter com ele. 

Então ele disse aos seus discípulos que lhe tivessem sempre pronto um barquinho junto dele, por causa da multidão, para que o não oprimisse, Porque tinha curado a muitos, de tal maneira que todos quantos tinham algum mal se arrojavam sobre ele, para lhe tocarem. 

E os espíritos imundos vendo-o, prostravam-se diante dele, e clamavam, dizendo: Tu és o Filho de Deus. E ele os ameaçava muito, para que não o manifestassem."

Jesus continua ensinando que nenhuma regra, lei ou ritual é mais importante do que ajudar as pessoas necessitadas. Ele não só ajuda o homem da mão seca (ou mão mirrada), como o chama para o centro da sinagoga diante dos fariseus, durante o sábado. Uma demonstração de coragem e da importância da solidariedade. 

O exemplo da ovelha citado por Jesus questiona a atitude de indivíduos como os fariseus: Se as pessoas tentam salvar um animal seu durante o sábado (ou que fosse qualquer outro dia da semana) porque não salvar uma vida humana? Quem salva um animal e deixa seres humanos necessitados, abandonados para morrer é que tipo de pessoa? Ainda que a pessoa salve o animal por amor a este (e não por outros interesses), não é um ato de auto aperfeiçoamento ajudar também um ser humano, sem tentar tirar algum proveito deste?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitura ecumênica de "O tesouro. A pérola. A rede"

O tesouro. A pérola. A rede   Legendas: ( Tomé: ciano , Mateus: azul , Filipe : magenta )  " Jesus disse: Também o reino dos céus ( do...