domingo, 11 de agosto de 2024

Leitura ecumênica de A pecadora perdoada/ Jantar em Betânia e Piedosas mulheres acompanham Jesus

A seguir estão diversas passagens onde aparentemente é abordada a relação de Maria Madalena, Jesus e os apóstolos. Possivelmente existem divergências de opiniões sobre a mulher citada nestas passagens, então uni os textos me pautando na ideia da aceitação de mulheres entre os apóstolos por parte de Jesus, independente de suas origens, se eram pecadoras ou não: O que importava era a disposição sincera para seguir Jesus e praticar seus ensinamentos de amor piedoso e esperançoso.

Legendas: Lucas: Vermelho, Mateus: Azul, Marcos: Verde, João: Amarelo

Filipe: Magenta, Mais de 1 autor: Preto

A pecadora perdoada / Jantar em Betânia (Lucas 7: 36-48, Mateus 26: 6-13, Marcos 14: 3-9, João 12: 1-8)

"E seis dias antes da Páscoa, estando Jesus em Betânia, rogou-lhe um dos fariseus que comesse com ele; e Jesus, entrando na casa do fariseu [Simão (Lázaro), o leproso], assentou-se à mesa. Ali prepararam um jantar para Jesus. Marta servia, enquanto Lázaro estava à mesa com ele. Então Aproximou-se dele uma mulher da cidade, (Maria) uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, com um vaso de alabastro, com ungüento de nardo puro (grande valor). Quebrando o vaso derramou-lho sobre a cabeça (sobre os pés e enxugou-lhe os cabelos), quando ele estava assentado à mesa. E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento. E a casa encheu-se com a fragrância do perfume. 

E alguns dos seus discípulos (Judas Iscariotes, que mais tarde iria traí-lo), vendo isto, indignaram-se, dizendo: Por que é este desperdício? 

Pois este ungüento podia vender-se por grande preço, e dar-se o dinheiro aos pobres. Ele não falou isso por se interessar pelos pobres, mas porque era ladrão; sendo responsável pela bolsa de dinheiro, costumava tirar o que nela era colocado. 

Jesus, porém, conhecendo isto, disse-lhes: Por que afligis (molestais) esta mulher? Deixe-a em paz pois praticou uma boa ação para comigo. Porquanto sempre tendes convosco os pobres, mas a mim não me haveis de ter sempre. Ora, derramando ela este ungüento sobre o meu corpo, fê-lo preparando-me para o meu sepultamento. Em verdade vos digo que, onde quer que este evangelho for pregado em todo o mundo, também será referido o que ela fez, para memória sua. Quando o fariseu que o tinha convidado viu isto, falava consigo, dizendo: Se este fosse profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora. 

Respondendo-o, Jesus disse: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre. 

(Jesus continua): Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinqüenta. E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais? E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. Então ele lhe disse: Julgaste bem. 

E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e os enxugou com os cabelos de sua cabeça. 

Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento. Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama. 

E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados. 

Então os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados? E Jesus disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz."

 O texto de Lucas menciona que o anfitrião, Simão, era um fariseu, Mateus e Marcos só dizem que Jesus estava na casa de Simão, o leproso e João alega que eles estavam na casa de Lázaro e que Marta e Maria estavam com eles. 

Há bíblias que tratam o texto de Lucas como se não tivesse relação com os demais, porém como o texto seguinte de Lucas menciona Maria Magdalena, como se esta tivesse passado a andar junto de Jesus e os apóstolos, é possível que os 4 apóstolos estejam falando da mesma cena ao citar a “mulher com o vaso” - Por isso João a identifica com o nome de Maria (possivelmente se referindo à Maria Magdalena que Lucas revelaria o nome só na passagem seguinte). 

Enquanto Mateus e Marcos não revelam quais discípulos reclamaram pelo fato de Maria ter quebrado o vaso, João identifica que foi Judas Iscariotes. Como resposta à indignação do(s) discípulo(s), Jesus defende a mulher de maneira mais nítida no texto de João, ao mandar o discípulo Judas, deixá-la em paz. Em linhas gerais, pode-se notar nesta passagem o machismo típico da sociedade patriarcal, pois seja quem for que reclamou do valor em dinheiro dos itens “desperdiçados” poderia estar também reclamando da atitude da mulher (Maria) por ela possivelmente ser uma prostituta. Mesmo Maria chorando e beijando os pés de Jesus, Judas mostrou-se incomodado com ela, e portanto impiedoso e contrário aos ensinamentos cristãos.

Os textos de João e de Lucas ainda detalham os modos delicados de Maria, típicos da mulher, já que os homens em qualquer sociedade machista são inibidos de serem carinhosos.

De qualquer modo, entende-se que Maria (Magdalena) era uma mulher com mais pecados que o fariseu anfitrião de Jesus. Certamente ela estava mais arrependida do que o fariseu, mostrando maior humildade também em relação a este, o que fez com que Jesus contasse a parábola (dos devedores) a Simão. O amor se manifesta com humildade e se expressa com devoção, seja à Deus, seguindo sua lei de amor, ou ao próximo, praticando a solidariedade e fomentando esperança. Estas manifestações de amor, quando sinceras no íntimo de cada pessoa, também as tornam mais dignas de perdão. Assim, mais uma vez Jesus mostra a importância pública e notória do perdão - Quanto mais se perdoa, mais se ama, portanto com este ciclo de expressões de bons sentimentos, mais se segue a lei divina, que é de amor. Já o arrependimento, apesar de importante, é um processo individual e predominantemente interno de cada pessoa. 

Por fim, seja por ter desafiado os fariseus e percebido suas respectivas reações, ou seja por possuir capacidades proféticas (divinas, mediúnicas etc), Jesus sabia que iria morrer em breve, por isso falou que o perfume/ unguento foi a preparação para seu sepultamento.

Piedosas mulheres acompanham Jesus (Lucas, Filipe) 

"E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele, 

E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; 

E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens. 

Haviam três que andavam sempre com o Senhor: Maria, sua mãe, e sua irmã, e Madalena, aquela que era chamada sua companheira. Sua irmã, sua mãe e sua companheira eram, cada uma, uma Maria."

Assim como Lucas, Filipe confirma que mulheres acompanhavam Jesus em sua missão. Na verdade, Filipe chega a identificar aquelas (três) que constantemente andavam ao seu lado. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitura ecumênica de "O tesouro. A pérola. A rede"

O tesouro. A pérola. A rede   Legendas: ( Tomé: ciano , Mateus: azul , Filipe : magenta )  " Jesus disse: Também o reino dos céus ( do...