domingo, 27 de abril de 2025

Leitura sobre Jerusalém, os religiosos e sobre a espiritualidade

Entrada de Jesus em Jerusalém (Mateus, Marcos, Lucas, João
No dia seguinte, logo que se aproximaram de Jerusalém, de Betfagé e de Betânia, junto do Monte das Oliveiras, enviou dois dos seus discípulos, E disse-lhes: Ide à aldeia que está defronte de vós; e, logo que ali entrardes, encontrareis preso um jumentinho, sobre o qual ainda não montou homem algum; soltai-o, e trazei-mo. E, se alguém vos disser: Por que fazeis isso? dizei-lhe que o Senhor precisa dele, e logo o deixará trazer para aqui. 
Então foram, e encontraram o jumentinho preso fora da porta, entre dois caminhos, e o soltaram. E alguns dos que ali estavam lhes disseram: Que fazeis, soltando o jumentinho? 
 Eles, porém, disseram-lhes como Jesus lhes tinha mandado; e deixaram-nos ir. 
E levaram o jumentinho a Jesus, e lançaram sobre ele as suas vestes. E achou Jesus um jumentinho, e assentou-se sobre ele, como está escrito: Não temas, ó filha de Sião; eis que o teu Rei vem assentado sobre o filho de uma jumenta. 
Os seus discípulos, porém, não entenderam isto no princípio; mas, quando Jesus foi glorificado, então se lembraram de que isto estava escrito dele, e que isto lhe fizeram. 
E ouvindo uma grande multidão, que viera à festa, que Jesus vinha a Jerusalém, muitos estendiam as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos das árvores (ramos de palmeiras), e os espalhavam pelo caminho. Aqueles que iam adiante, e os que seguiam, clamavam, dizendo: Hosana, bendito o que vem em nome do Senhor; Bendito o reino do nosso pai Davi, que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas. 
A multidão, pois, que estava com ele quando Lázaro foi chamado da sepultura, testificava que ele o ressuscitara dentre os mortos. Por isso a multidão lhe saiu ao encontro, porque tinham ouvido que ele fizera este sinal. 
Neste momento alguns fariseus interpelaram a Jesus no meio da multidão: Mestre, repreende os teus discípulos.
Jesus respondeu: Digo-vos: se estes se calarem, as pedras clamarão!
Disseram, pois, os fariseus entre si: Vedes que nada aproveitais? Eis que toda a gente vai após ele. 
Aproximando-se ainda mais, Jesus contemplou Jerusalém e chorou sobre ela, dizendo: Oh! Se também tu ao menos neste dia que te é dado, conhecesse o que te pode trazer a paz! ... Mas não, isso está oculto aos teus olhos; Virão sobre ti dias em que teus inimigos te cercarão de trincheiras, te sitiarão e te apertarão de todos os lados; irão destruir a ti e a teus filhos, não deixando pedra sobre pedra, porque não conheceste o tempo que foste visitada.
Ora, havia alguns gregos, entre os que tinham subido a adorar no dia da festa. Estes, pois, dirigiram-se a Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e rogaram-lhe, dizendo: Senhor, queríamos ver a Jesus. 
Filipe foi dizê-lo a André, e então André e Filipe o disseram a Jesus. 
E Jesus lhes respondeu, dizendo: É chegada a hora em que o Filho do homem há de ser glorificado. Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. 
Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna. Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará. 
Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isto vim a esta hora. Pai, glorifica o teu nome. 
 Então veio uma voz do céu que dizia: Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei. 
 Ora, a multidão que ali estava, e que a ouvira, dizia que havia sido um trovão. Outros diziam: Um anjo lhe falou. 
Respondeu Jesus, e disse: Não veio esta voz por amor de mim, mas por amor de vós. Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo. E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim. 
E dizia isto, significando de que morte havia de morrer. 
Respondeu-lhe a multidão: Nós temos ouvido da lei, que o Cristo permanece para sempre; e como dizes tu que convém que o Filho do homem seja levantado? Quem é esse Filho do homem? 
Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai. Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz. Estas coisas disse Jesus e, retirando-se, escondeu-se deles. 
E, ainda que tinha feito tantos sinais diante deles, não criam nele; Para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías, que diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor? Por isso não podiam crer, então Isaías disse outra vez: Cegou-lhes os olhos, e endureceu-lhes o coração, A fim de que não vejam com os olhos, e compreendam no coração, E se convertam, E eu os cure. Isaías disse isto quando viu a sua glória e falou dele. 
 Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga. Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus. 
E Jesus clamou, e disse: Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que me enviou. E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou. 
Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. 
Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia. Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar. 
E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai mo tem dito. 

 Pode parecer paradoxal afirmar que se ganha vida só quem a perde pelos ensinamentos de Cristo, mas isto é assim porque Jesus também falava de uma existência após a vida material, ou seja, após a vida encarnada. O permanecer para sempre pode se referir ao “pós vida”, seja o reino dos céus (certamente de acordo com as religiões cristãs católicas e protestantes) ou uma outra encarnação (conforme possibilidade levantada pelo espiritismo e por religiões reencarnacionistas). Em todo caso, mesmo na vida material, quem mais pratica os ensinamentos de Cristo, menos tempo tem para perder com futilidades e mesquinharias, assim pode-se dizer que menos vive para si mesmo e mais para os outros, para os mais necessitados. 
A Kriya Yoga indica que Jesus não usou mera linguagem figurativa ao falar que até as pedras clamarão caso seus discípulos fossem silenciados: Ele fala de uma justiça divina onde aqueles que tentam silenciar os justos e benevolentes (os que seguem seus ensinamentos), sofrerão as consequências de seus atos mesquinhos e/ ou injustos. A voz dos pacíficos não pode ser definitivamente calada, pois é a vontade de Deus: se uns forem calados, outros virão e pregarão os ensinamentos de Jesus sobre amor e paz.
Também é importante notar que Jesus mais uma vez diz que não julga! Isto está de acordo com sua explicação dada à Nicodemos como registrada pelo apóstolo João, e também está de acordo com o espiritismo que explica que o espírito pecador sofre de suas próprias culpas, afinal, Deus e os bons espíritos não condenam: eles olham para os pecadores como se estes fossem crianças que cometem erros, ou como almas em perturbação/ que se perderam da verdade. Eles aguardam que o pecador aprenda e para aprender, este geralmente sofre por períodos indeterminados no mundo espiritual para “um dia” reencarnar em algum mundo e recomeçar. Esta explicação espírita pouco difere dos conceitos de karma e ciclo de reencarnações do hinduísmo. Tais explicações não excluem a necessidade do perdão e da solidariedade na espiritualidade, como algumas pessoas pensam: Dharma é a espiritualidade em si, tanto é que aparece no nome original do "hinduísmo": Sanatana Dharma; O karma que geralmente é tido como a "lei de atração" aqui no ocidente, se refere de fato às coisas mais cíclicas da vida e da morte, tais como algumas "características da alma" ou do indivíduo e suas típicas ações e reações. Porém o verdadeiro espiritualista "hindu", seja um iogue ou swami, prioriza o estado de união com Brahman (Deus) e isso implica em quebrar o ciclo monótono e/ ou angustiante de reencarnações (samsara). Só se quebra tal ciclo quando se "aprende" a viver com humildade espontânea, serenidade, paciência, piedade e as demais "virtudes" ou "excelências" conhecidas no ocidente seja por filósofos como Platão ou por Jesus, seus apóstolos, os profetas, os santos etc.

 Acusações contra os escribas e fariseus (Mateus, Marcos, Lucas
 Então falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; 
 Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com seu dedo querem movê-los; 
 E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, alargam as franjas das suas vestes, e amam os primeiros lugares nas ceias, as primeiras cadeiras nas sinagogas, as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens: Rabi, Rabi. 
 Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. 
 Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo. O maior dentre vós será vosso servo. E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado. 
 Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando. 
 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo. 
 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós. 
 Ai de vós, condutores cegos! pois que dizeis: Qualquer que jurar pelo templo, isso nada é; mas o que jurar pelo ouro do templo, esse é devedor. 
 Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro, ou o templo, que santifica o ouro? 
 E aquele que jurar pelo altar isso nada é; mas aquele que jurar pela oferta que está sobre o altar, esse é devedor. 
 Insensatos e cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar, que santifica a oferta? 
 Portanto, o que jurar pelo altar, jura por ele e por tudo o que sobre ele está; 
 E, o que jurar pelo templo, jura por ele e por aquele que nele habita; 
 E, o que jurar pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que está assentado nele. 
 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas. 
 Condutores cegos! que coais um mosquito e engulis um camelo. 
 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de intemperança. 
 Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. 
 Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade. 
 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos, E dizeis: Se existíssemos no tempo de nossos pais, nunca nos associaríamos com eles para derramar o sangue dos profetas. Assim, vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetas. 
 Enchei vós, pois, a medida de vossos pais. Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno? 
 Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; a uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade; 
 Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar. Em verdade vos digo que todas estas coisas hão de vir sobre esta geração. 
 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e tu não quiseste! 
 Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta; 
 Porque eu vos digo que desde agora não me vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor. 

 Jesus começa falando que as seitas dos fariseus e dos escribas ocuparam o lugar de Moisés, um dos principais patriarcas do monoteísmo/ do judaísmo, que teria vivido na Terra cerca de 13 ou 15 séculos antes de Cristo. Isto constitui um longo período, no qual o judaísmo foi sobrevivendo no oriente médio em meio aos ataques de nações vizinhas, assim certamente, aos poucos, houve uma consolidação do poder das seitas judaicas na região. Mas com esta consolidação vieram os interesseiros que foram desvirtuando as orientações e leis religiosas a favor de si mesmos e acabaram por formar algumas seitas. Jesus então aponta todas as falácias, as mentiras e maldades de duas seitas em particular: os fariseus e os escribas. Títulos, vestimentas e rituais passaram a ser utilizados em abundância pelos sacerdotes corruptos que abandonaram os principais ensinamentos de profetas como Moisés, que priorizavam a justiça, humildade e respeito mútuo. O judaísmo na época de Jesus estava predominantemente tomado por gananciosos e falastrões que mandavam os outros praticarem as leis propagadas por Moisés e não as seguiam. Isto é negar a Deus e sua lei divina, a qual Jesus a clareou, mostrando a importância do amor. 

 Predição da ruína de Jerusalém (Mateus, Marcos, Lucas
 Quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. E disse-lhe: Mestre, olha que pedras e que construção! 
 Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada. 
 E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos (Pedro, Tiago, João e André) em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? 
 Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. 
 E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister (necessário) que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores. 
 Então vos hão de entregar (aos tribunais) para serdes atormentados (castigados) e matarão muitos de vós; Sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarào. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. Quando, pois, virdes que a abominação da desolação no lugar onde não deve estar, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, entenda
 Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes; Quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa; E quem estiver no campo não volte atrás a buscar as suas vestes. Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias! 
 E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado; Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias. 
 Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito; Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e enganarão a muitos. farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. 
 Eis que eu tenho predito a vós. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem. Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão as águias (abutres) 

 Esta passagem não é uma predição ou profecia apenas sobre Jerusalém - ela trata do futuro da religião, mais precisamente do cristianismo e também do mundo. Jesus diz sobre o aumento da iniquidade, ou seja, de um mundo que terá cada vez menos equidade e como nesta época as pessoas estarão menos amorosas e mais insensíveis. O esfriamento do amor é também perda de piedade, esperança, paciência e responsabilidade principalmente pelos mais necessitados e/ ou vulneráveis.
Jesus também fala de guerras, de falsos templos cristãos e líderes religiosos que impressionam e enganam multidões. 
Jesus, seja filho de Deus, espírito mais elevado, ou uno com Deus; de acordo com sua fala, certamente sabia que seus seguidores - os cristãos, se dividiriam em muitas denominações (as igrejas católicas romana e ortodoxa, as igrejas protestantes, calvinistas, presbiterianas, pentecostais etc) e que guerras seriam declaradas falsamente em nome de Deus (as cruzadas, as inquisições e as guerras religiosas da Renascença são exemplos dessa desvirtuação). 
 Estas 3 passagens acabam indicando que o verdadeiro templo / a verdadeira igreja é a alma de cada ser humano e que a "Jerusalém" que importa não é um local nem uma nação deste mundo, mas é o "Reino dos Céus" - alcançado pela prática sincera do bem, da piedade, enfim dos ensinamentos de amor propagado por Jesus e por seus apóstolos.

 Vinda inesperada do Filho de Deus (Tomé, Mateus, Marcos, Lucas
  Jesus disse (continuando): E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. 
 Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. 
 E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. 
 Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. 
 Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas. 
 Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar. Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. 
 Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem. 
 Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; 
 Estando duas moendo no moinho, será levada uma e deixada outra. 
"Dois descansarão em uma cama: um morrerá, e outro viverá.
" Salomé disse-lhe: "Quem és tu, homem, que tu, como vindo do Uno, subiste ao meu leito e comeste da minha mesa?" 
 Jesus disse a ela: "Eu sou Aquele que existe do Indiviso. Algumas das coisas de meu Pai me foram dadas." 
 Salomé disse: "Eu sou seu discípulo." 
Jesus disse a ela, "Por isso eu digo, se ele for , ele será cheio de luz, mas se ele estiver dividido, ele será cheio de trevas." 
 Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. 
 Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. 
 Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis. 

 Aqui Jesus também fala de um futuro aparentemente sombrio, mas revelador e recomenda que seus seguidores estejam alertas ao seguir e praticar os ensinamentos cristãos. Esta recomendação pode ter sido feita apenas para que seus apóstolos alertassem gerações futuras, mas possivelmente também leva em conta a possibilidade da reencarnação, já que nenhum de seus apóstolos viveu na Terra por mais de 2000 anos para esperar tais eventos das profecias de Jesus. 
 Obviamente ao falar da vinda inesperada do filho de Deus, Jesus traz também o ensinamento mostrados em outros de seus diálogos e parábolas: Não devemos nos entregar à ignorância, aos vícios, aos desejos egoístas nem às contendas - devemos nos manter alertas e pacientes na humildade, na misericórdia e na esperança. Ao viver as práticas e a mentalidade ensinadas por Jesus Cristo, devemos nos manter neste sentido, sem nos contradizer, ou seja, devemos nos manter indivisos. Aquele que contradiz isto, está dividido… 

 Exortação à vigilância (Mateus, Lucas) 
 Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? 
 Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens. 
 Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá; E começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios, Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes. 

 A continuação da recomendação para que seus seguidores fiquem alertas, também traz a indicação para que não caiam em pecado, ou seja, vigiem a si mesmos. Estes pecados são a violência, a ganância, a inveja, os prazeres sensoriais excessivos que podem levar ao vício, etc. Certamente o melhor meio de não cair nesses pecados, é praticar os ensinamentos de Cristo: Ser humilde, piedoso, solidário, cuidar dos vulneráveis de coração. Jesus menciona novamente os "atos e pensamentos" de coração, ou seja, o que a pessoa realmente valoriza. Não adianta ser bom só nas aparências, cada pessoa deve buscar se corrigir internamente (subjetivamente, psiquicamente) e ser coerente com suas ações. A prática do bem não deve ser realizada como estorvo ou mera obrigatoriedade, mas sim de coração, como sentido existencial, de vida e só cada pessoa pode saber sobre sua própria sinceridade e sua própria mentalidade.

 

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